Fabricante brasileira fecha novos contratos de fornecimento
Única fabricante brasileira de turbocompressores a competir com gigantes multinacionais no País, a Master Power Turbo já é dona do maior catálogo do produto para veículos diesel no mercado nacional de reposição, mas está ampliando os negócios com fabricantes de veículos e motores, que este ano representam cerca de um quarto das vendas. O caminho tem sido o de fornecer turboalimentadores para as marcas de aftermarket desses clientes – até agora a empresa não fornece diretamente para as linhas de produção das montadoras.
Este ano, a Master Power fechou contrato para fornecer seus turbos ao braço de aftermarket de uma grande fabricante de caminhões e ônibus, que atua com marca própria. Outra montadora está negociações para fazer o mesmo. A empresa também já fornece sua linha de turbocompressores remanufaturados para atender a reposição de uma fabricante de picapes, com quem negocia atualmente a venda direta à linha de produção dos veículos. Nenhum desses clientes, no entanto, permite que seus nomes sejam revelados.
Fabricantes de componentes e de motores que não fabricam turbos também compram os produtos da Master Power para suas linhas de aftermarket, como é o caso da Mahle, que já é cliente há seis anos.
“Conseguimos fechar esses negócios todos porque diversificamos muito nossa linha e temos o maior catálogo do mercado, com produtos de qualidade similar ao original e compatibilidade para quase todos os veículos diesel da frota”, explica Gerson Ribeiro, gerente de vendas e marketing da Master Power. A empresa vende cerca de 300 tipos de turbos para o mercado nacional e tem mais de 600 para exportação.
Ribeiro conta que fornecer a outras empresas que vendem seus produtos com outras marcas é interessante para complementar a produção da fábrica localizada em São Marcos (RS), que começou a fazer componentes para turbos em 1970 e hoje produz cerca de 12 mil turbocompressores completos por mês – atualmente 28% deles são exportados para mercados de reposição de países como Argentina, Colômbia, Irã, Iraque, Rússia e diversos na América Central.
Segundo o executivo, em 2016 as vendas da Master Power não tiveram crescimento, ficaram estáveis em relação a 2015. Mas este ano ele diz que a expectativa é de crescer 20% em relação ao ano passado. “O primeiro trimestre já foi ótimo”, revela.
A principal fonte desse crescimento continua sendo a diversificação de portfólio de produtos, com novo investimento. No fim de abril a Master Power inaugurou em São Marcos um laboratório de testes de turbos, para ampliar sua capacidade de desenvolvimento próprio. “Vamos continuar a ampliar a linha de produtos e estamos mudando para competir em pé de igualdade com os fabricantes asiáticos”, diz Ribeiro.